A Volts Resistências é hoje uma das maiores fabricantes de resistências elétricas para a Indústria de tratamento de superfície. Possui uma ampla linha de resistências, nos mais variados modelos e materiais, para todos os tipos de aplicações.

O QUE É TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE?
Tratamento de Superfície consiste em depositar um metal sobre o outro através da redução eletrolítica.
Esse tratamento é feito para proteção da superfície, melhorando sua condutividade e capacidade para ser soldada. A galvanoplastia é aplicada com a finalidade estética, ou seja, para melhorar a aparência; aglutinar partículas não condutoras à camada eletrodepositada, resistência ao atrito e à temperatura, e para melhorar a dureza superficial.
De acordo com o Dicionário Rosseti de Química, a galvanoplastia pode ser definida como a tecnologia responsável pela transferência de íons metálicos de uma dada superfície sólida ou meio líquido denominado eletrólito, para outra superfície, seja ela metálica ou não. Esse processo usa a corrente elétrica, sendo chamado de “eletrólise”.
A galvanização, que também pode ser chamada de eletroformação, é todo processo de galvanoplastia, onde os que metais são revestidos por outros metais mais nobres. Isso geralmente para proteger da corrosão ou para fins estéticos.
O processo de galvanoplastia pode ser dividido em douração, cromagem, prateação ou zincagem:
– A douração consiste em banhar de ouro um produto feito de alumínio, por exemplo, um anel.
– A cromagem é o processo de galvanoplastia com o cromo sobrepondo o ferro, esse tratamento é comum em para choque de carros. Para que ele seja feito é preciso utilizar outros dois processos: cobreação e niquelagem.
– Similar ao sistema de douração, a prateação é feita em produtos de alumínio também, ou seja, uma banho de prata no processo de galvanoplastia.
– A zincagem é o processo mais antigo da galvanoplastia. Esse processo é utilizado para a proteção de produtos de ferro e aço. O sistema da zincagem é similar aos demais, a diferença está na temperatura de fusão que chega a aproximadamente 419°C, fato esse que faz a zincagem ser conhecida popularmente como galvanização a fogo ou galvanização a quente.
Trabalhando em parceria com seus clientes, a Volts adota os mesmos testes solicitados pela norma IEC 60335-1, dando segurança tanto para o fabricante quanto para o cliente final de que o seu produto não submente as pessoas a quaisquer riscos.